O.U.i Paris transforma suas fragrâncias em experiências musicais únicas
Projeto Les Sons d’O.U.i cria uma nova forma de descobrir perfumes no ambiente digital
Conhecer uma nova fragrância no ambiente on-line ainda é um desafio. Mas, imagine poder experimentar e conhecer mais produtos por meio de sons? Pensando nisso, O.U.i Paris, apresenta ‘Les Sons d’O.U.i’ (Sons de O.U.i), um projeto pioneiro que transforma os produtos em experiências sonoras, tornando a descoberta no ambiente digital mais intuitiva e sensorial.
No site e demais canais digitais da marca, os consumidores poderão explorar as versões Eau de Parfum best sellers da marca, Madeleine 862, Scapin 245, L’Amour-Esse 142 e Iconique 001, por meio da percepção musical, proporcionando uma nova maneira de conexão com cada criação olfativa. A iniciativa inaugura uma jornada interativa e sensorial, traduzindo-as em sons para facilitar essa escolha.
“Dados da Octadesk & Opinion Box mostram que 61% dos brasileiros compram mais pela internet do que em lojas físicas. No entanto, o mercado de perfumaria ainda enfrenta o desafio da experimentação, que é o de sentir um aroma através da tela. Isso faz com que muitos consumidores hesitem em explorar novidades no momento da compra. Claro que quando falamos de fragrâncias, estamos falando de cheiro, mas existem outros signos que podem ajudar na escolha ideal. Com Les Sons d’O.U.i, queremos apresentar este formato interativo e sensorial, representado em sons”, afirma Ariela Marostica, diretora de O.U.i Paris.
O projeto, criado em parceria com a AlmapBBDO, traz como base estudos científicos de percepção modal que correlacionam notas olfativas a instrumentos musicais. A iniciativa conta com a expertise do renomado professor Charles Spence, professor PHD e referência em neurociência sensorial, que analisou as fragrâncias e identificou seus equivalentes sonoros. Em seguida, com a ajuda da produtora Punch Audio e do maestro Tony Berchmans, foram desenvolvidas composições exclusivas que traduzem a identidade dos produtos de O.U.i Paris.
“O mercado de fragrâncias está migrando para o digital, e isso dificulta a demonstração de perfumes. Por isso, o som pode ser um elo sensorial, uma forma de ‘sentir’ o perfume por meio da audição, ativando o interesse dos consumidores por meio das conexões entre sentidos. Meu papel nesse projeto foi ser a ponte entre a perfumaria e o design sonoro, analisando as notas olfativas, emoções e associações semânticas de cada fragrância, conectadas a batida de tempo, timbre e intensidade sonora. Depois, essas informações foram usadas pelo compositor para criar trilhas que permitissem ao público imaginar o cheiro, mesmo sem tê-lo sentido”, enfatiza Spence.
“Acreditamos que a perfumaria vai muito além do olfato – ela desperta emoções, ativa memórias e envolve os sentidos. Com Les Sons d’O.U.i, queremos transformar a escolha de uma fragrância em um momento inovador e envolvente”, complementa Ariela.
O projeto conta também com um filme de lançamento, convidando o público a conhecer mais e vivenciar a experiência, por meio do site: Link. Com essa iniciativa inédita, O.U.i reafirma seu compromisso com a inovação e a alta perfumaria francesa, criando formas de conexão entre consumidores e suas fragrâncias.
Fragrâncias traduzidas em música
Scapin 245
Na construção da fragrância sonora de Scapin 245, as notas florais como bergamota, jasmim e gardênia foram representadas pela utilização de tons agudos dos instrumentos utilizados.
Madeleine 862
Na composição sonora de Madeleine, a essência feminina de tons doces e frutados é transmitida através da utilização de registros agudos dos instrumentos. As notas de raspberry podem transmitir tanto doçura como um leve azedo, permitindo o uso dessas notas musicais mais altas.
L’Amour-ESSE 142
Para a construção da paisagem sonora de L’Amour-Esse 142, notas florais e frugais inspiram a valorizar a utilização de sonoridades agudas.
Iconique 001
A formação da fragrância sonora de Iconique 001 se inspira em sonoridades mais díspares e graves, em sinestesia com o espírito masculino, noturno, invernal e apimentado.
Para ter acesso à experiência completa, acesse: Les Sons d’O.U.i
FICHA TÉCNICA
Anunciante: O.Ui
Título: Les sons de d’O.U.i
Produto: O.U.I
Agência: AlmapBBDO
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu, CCO: Pernil, Diretores Executivos de Criação: Eduardo Lima, Pedro Corbett e Rodrigo Adam, Direção de Criação: Eduardo Vares e Sabrina Villar, Criação: Rafael Reis e Victor Laars, Produção audiovisual: Diego Villas Boas, Juliana Henriques, Marcia Granja, Ana Sampaio e Ana Carolina Pinheiro, Atendimento: Camilla Massari, Andressa Duo, Guilherme Lopes, Vivianne Santos, Thais Guarlotti, Julia Vasconcelos e José Henrique Pereira, CSO: João Gabriel Fernandes, Estratégia: Daniela Ferrari e Julia Martins, Projetos Especiais: Julia Newman, Marilia Alves, Aprovação cliente: Renata Gomide de Carvalho, Marcela De Masi, Ariela Bonemer Marostica, Chris Rossi, Luceli Miola, Isabel Aranha, Maria Luiza Küster e Juliana Ribeiro.
Pesquisador
Charles Spence
Produção Filme de Lançamento
Editor: Julio Abreu, Motion Designer: Misael Mululo, Color Grading: Rodrigo Resende, Produtora 3D: TinCat Studio, Designer 3D: Sergio Filho, Produtora de som: PUNCH AUDIO, Produção: Cristiano Pinheiro, Criação: Tony Berchmans, Produtora Executiva: Lili D. Aragoni, Atendimento: Ale Pais e Gabi Takan, Head de Coordenação: Cristiane Oliveira, Coordenação de Produção: Karina Coviello e Thaís Cris, Mixagem e Finalização: Gustavo Guanaes, Ian Sierra e Rodrigo Tuchê
ESTÚDIO ALMAP
Fotógrafa: Mariana Valverde, Art buyer e Coordenadora de Estúdio: Stephanie Biekarck, Assistente/Operadora Edelkrone: Bob Tucunduva
Produção Videocase
Produtora de imagem: Monster Films, Produtor Executivo: Renato Rocha e Ailton Almeida, Produção: Luisa Zorzetti, Taísa Mastri e Gérsica Souza, Coordenação de Produção: Victoria Andria, Montadores: Robert Luna, Tiago Carezzato e Thiago dos Santos, Animação: Chrisler Soares, Paulo de Tarso, Igor Morais, Ricardo Arruda, Mikael Kluge e Caio Azadinho, Produtora 3D: TinCat Studio, Designer 3D: Sergio Filho, Produtora de som: PUNCH AUDIO, Produção: Cristiano Pinheiro, Criação: Tony Berchmans, Produtora Executiva: Lili D. Aragoni, Atendimento: Ale Pais e Gabi Takan, Head de Coordenação: Cristiane Oliveira, Coordenação de Produção: Karina Coviello e Thaís Cris, Mixagem e Finalização: Gustavo Guanaes, Ian Sierra e Rodrigo Tuchê
ESTUDIO ALMAP
Fotógrafa: Mariana Valverde, Art buyer e Coordenadora de Estúdio: Stephanie Biekarck, Assistente/Operadora Edelkrone: Bob Tucunduva