Há algumas semanas, eu falei um pouco sobre o Santalum, da Phebo. Disse algo sobre o silêncio e a associação natural que faço dele com o religioso. Eu também poderia dizer que, a despeito de sua intensidade e poder de dissipação, é uma fragrância, amadeirada, que olha pra dentro.
Muito antes disso, há quase dois anos, eu falei da colônia Água de Folhas de Figo, também da Phebo, e contei uma história pessoal envolvendo a minha nada amistosa avó. Folhas de Figo é, pra mim, quase como um grito de vitória, é uma fragrância amadeirada que olha pra fora.
Santalum e Folhas de Figo parecem fragrâncias antagônicas, não? Enquanto uma soa mais fechada, densa, e inspira uma aura mais formal, a outra é mais aberta, fluída, com um quê despojado – ainda que muito elegante. Mas há em ambas um precioso ponto de conexão: a nota de sândalo! Desatentamente, eu até poderia dizer que o mesmo sândalo atua em ambas. Será? Não importa!
O que acontece é que nessa minha busca/pesquisa pelo uso de fragrâncias em camadas – ou layering – a nota de sândalo foi o ponto do qual parti para unir essas duas fragrâncias! Como Santalum é muito mais intenso, apliquei em menor quantidade. Sobre ela, generosamente, Folhas de Figo. E, então, a magia se fez!
O que era uma fragrância mais fechada, ensimesmada, escurecida, ganhou tonalidades claras, como se os raios de sol numa manhã de primavera lhe abrissem um sorriso. De alguma forma, a madeira aquecida pelo olíbano ganha uma nuance aquosa, fresca, esverdeada; como uma garganta ressequida recebendo um gole d’água.
O aspecto aquoso de Folhas de Figo se ressalta, gerando um contraponto interessante com o tom mais seco de Santalum. A nota de sândalo ganha viço, juventude, e a própria colônia Folhas de Figo – se penso nela isoladamente – ganha mais tempo de vida dentro da combinação.
Com o tempo, e o adiantado da evolução na pele, a base aquecida de Santalum vai ressurgindo, como um fim de tarde alaranjado de outono.
Só posso finalizar sugerindo que você experimente utilizar essas duas fragrâncias em camadas! E depois me conte o que achou!


